quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Steve Gadd
Não há dúvida: Steve Gadd é o baterista mais influente dos nossos dias.

Steve Gadd, nasceu em Rochester, Nova York, em nove de abril de 1945. Um tio de Gadd, baterista do exército, o incentivou a tomar aulas de bateria a partir dos sete anos de idade. Aos onze anos tocou com Dizzy Gillespie. Estudou música no Eastman College, em Rochester, tocando numa banda de metais, e à noite num bar com Chick Corea, Chuck Mangione, Joe Romano e Frank Pullara.

Depois da faculdade, foi convocado para o exército e passou três anos tocando numa banda militar. Depois do exército, tocou com uma big band em Rochester. Em 1972 formou um trio com Tony Levin e Mike Holmes, indo a Nova York com ele. O trio se desmanchou, mas Gadd começou a ter muito trabalho como músico de estúdio.

Ele também participou da primeira formação do Return to Forever, de Chick Corea. Entre 1970 e 1980 excursionou pelo mundo todo, gravando com Paul Simon e a Electric Rendezvous Band, de Al Di Meola.

No final da década de 1970, Gadd era o mais solicitado e, provavelmente, mais imitado baterista no mundo. A partir de então, excursionou e gravou com uma infinidade de artistas, como Chick Corea, Paul Simon, Donald Fagen and Walter Becker, Aretha Franklin, Carly Simon, Bob James, Nancy Wilson and Joe Cocker.

Nos anos 80 trabalhou com estrelas como Gato Barbieri, George Benson, Stanley Clarke, Steely Dan, Joe Cocker, Maynard Ferguson, Roberta Flack, Jim Hall e Paul Simon.

Atualmente, Steve passa maior parte do tempo no estúdio e na estrada com Eric Clapton, Paul Simon e James Taylor.

Em setembro de 2003 Gadd foi homenageado pela Zildjian, com um prêmio American Achievement Drummer.

Em outubro de 2011, Steve Gadd acompanhou Eric Clapton em sua turnê pela América do Sul e fez um concorrido workshop em São Paulo.

A influência de Steve Gadd sobre a comunidade de bateristas pode ser percebida em todo lugar. Sua sensibilidade, imaginação e habilidade são a marca registrada de seu som. Poucos bateristas conseguem se sintonizar numa música como Steve Gadd.











Drum solo








0 comentários :

Postar um comentário